Perguntas mais frequentes relacionadas com o

TESTE A INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

Qual a diferença entre Intolerância Alimentar e Alergia Alimentar?

Resposta: A alergia alimentar é considerada uma reacção de “hipersensibilidade” e consiste numa resposta imediata e enérgica do sistema imunitário à ingestão de certos alimentos que são tidos como potencialmente perigosos para o organismo. Normalmente sabemos quando somos alérgicos a um alimento, tal é a evidência e rapidez da reacção que a ingestão desse alimento nos causa. Por sua vez, a Intolerância Alimentar é uma resposta adversa e retardada do organismo à ingestão de determinados alimentos, geralmente é uma resposta, lenta, silenciosa e sem manifestações visíveis imediatas após a ingestão desses alimentos. Os sintomas podem levar desde horas até dias a aparecerem, o que dificilmente leva a uma associação de causa-efeito. Apesar de não envolver uma resposta do sistema imunológico como acontece com a Alergia Alimentar, a resposta do organismo aos processos de Intolerância podem com o passar do tempo resultar em inflamações crónicas e transformar-se numa doença debilitante que afecta a saúde e a qualidade de vida do ser humano.

O que causa as Intolerâncias Alimentares?

As principais causas das Intolerâncias Alimentares são:

  1. A falta de enzimas necessárias para a digestão de um alimento ou componente de um alimento. É sabido que os alimentos são indispensáveis à vida, pois fornecem-nos as substâncias necessárias para o nosso desenvolvimento e manutenção no dia-a-dia, no entanto, os alimentos só podem ser utilizados pelo organismo após a sua digestão e absorção, o  que não acontece quando faltam as enzimas.
  2. A ingestão excessiva e continuada de um alimento num determinado período de tempo pode levar a uma saturação do organismo e consequente desenvolvimento de processos de Intolerância.

Quais as patologias mais associadas às Intolerâncias Alimentares?

As manifestações de Intolerância Alimentar podem envolver qualquer sistema do nosso organismo, no entanto as mais comuns são:

  •   Manifestações Diversas:

Obesidade, enfartamento, fadiga crónica, retenção de líquidos,  depressão, irritabilidade, ansiedade, inflamações articulares.

  •   Gastrointestinais:

Obstipação, diarreia, flatulência, cólicas, inflamações intestinais.             

  •   Cutâneas:

Urticária, eczema, acne, comichão, doenças de pele.

  •   Neurológicas:

  Enxaqueca, vertigem, náuseas, distúrbios visuais.          

  •   Respiratórias:

Asma, rinite, tosse, espirros.     

O que é o Teste a Intolerâncias Alimentares?

É um Teste que tem como objectivo identificar os grupos de alimentos em relação aos quais somos Intolerantes, permitindo assim eliminá-los da nossa alimentação e assim, por consequência, eliminar a origem de diversos problemas de saúde.

O Teste a Intolerâncias Alimentares é algo novo em Portugal?

O Teste a Intolerâncias Alimentares não é uma novidade. A novidade é apenas o novo método usado. Já há vários anos que estava disponível no nosso país o Teste através da recolha e análise ao sangue. Agora, passamos a ter também disponível o Teste a Intolerâncias Alimentares através da tecnologia de Biofeedback / Bioressonância.

Quais são as principais diferenças entre os dois Testes?

As principais diferenças são:

Como funciona o Teste através da tecnologia de Biofeedback?

O Teste tem por base a frequência energética / vibracional de cada alimento, a qual varia de alimento para alimento. No software do equipamento estão já incorporadas as frequências de cerca de 500 alimentos. Assim, através de um processo não invasivo, o equipamento analisa o nível de compatibilidade do organismo com os cerca de 500 alimentos, identificando no final as tolerâncias e intolerâncias da pessoa relativamente aos mesmos.

O Teste a Intolerâncias Alimentares através da tecnologia de Biofeedback é reconhecido em Portugal?

Este sistema de Diagnóstico é reconhecido pela União Europeia tendo recebido 3 Certificados de Qualidade ISO.

Que informações recebo no Relatório final do Teste a Intolerâncias Alimentares?

No relatório final vêm identificados quais os grupos de alimentos cujo consumo se pode reforçar. Quais os alimentos cujo consumo é para manter ou consumir de forma moderada. Quais os alimentos cujo consumo é para diminuir e finalmente, quais os alimentos a eliminar da alimentação devido a existir Intolerância.

É grave se não eliminar da minha alimentação os alimentos aos quais sou Intolerante?

Ao não eliminarmos os alimentos aos quais somos Intolerantes, estaremos a criar as condições perfeitas para se acentuarem e agravarem os efeitos das diversas patologias.

Se desejar voltar a fazer o Teste, quando poderei fazê-lo?

Se eliminar da sua alimentação todos os alimentos que o Teste inicial identificou como sendo Intolerante, ao fim de 3 meses poderá existir uma evolução positiva em algumas das Intolerâncias antes verificadas, logo, esse será o período mínimo eficaz para uma possível repetição do Teste, caso assim o deseje.

Saiba mais, contacte-nos: Clique AQUI