Perguntas mais frequentes relacionadas com o
TESTE A INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES
Resposta: A alergia alimentar é considerada uma reacção de “hipersensibilidade” e consiste numa resposta imediata e enérgica do sistema imunitário à ingestão de certos alimentos que são tidos como potencialmente perigosos para o organismo. Normalmente sabemos quando somos alérgicos a um alimento, tal é a evidência e rapidez da reacção que a ingestão desse alimento nos causa. Por sua vez, a Intolerância Alimentar é uma resposta adversa e retardada do organismo à ingestão de determinados alimentos, geralmente é uma resposta, lenta, silenciosa e sem manifestações visíveis imediatas após a ingestão desses alimentos. Os sintomas podem levar desde horas até dias a aparecerem, o que dificilmente leva a uma associação de causa-efeito. Apesar de não envolver uma resposta do sistema imunológico como acontece com a Alergia Alimentar, a resposta do organismo aos processos de Intolerância podem com o passar do tempo resultar em inflamações crónicas e transformar-se numa doença debilitante que afecta a saúde e a qualidade de vida do ser humano.
As principais causas das Intolerâncias Alimentares são:
- A falta de enzimas necessárias para a digestão de um alimento ou componente de um alimento. É sabido que os alimentos são indispensáveis à vida, pois fornecem-nos as substâncias necessárias para o nosso desenvolvimento e manutenção no dia-a-dia, no entanto, os alimentos só podem ser utilizados pelo organismo após a sua digestão e absorção, o que não acontece quando faltam as enzimas.
- A ingestão excessiva e continuada de um alimento num determinado período de tempo pode levar a uma saturação do organismo e consequente desenvolvimento de processos de Intolerância.
As manifestações de Intolerância Alimentar podem envolver qualquer sistema do nosso organismo, no entanto as mais comuns são:
- Manifestações Diversas:
Obesidade, enfartamento, fadiga crónica, retenção de líquidos, depressão, irritabilidade, ansiedade, inflamações articulares.
- Gastrointestinais:
Obstipação, diarreia, flatulência, cólicas, inflamações intestinais.
- Cutâneas:
Urticária, eczema, acne, comichão, doenças de pele.
- Neurológicas:
Enxaqueca, vertigem, náuseas, distúrbios visuais.
- Respiratórias:
Asma, rinite, tosse, espirros.
É um Teste que tem como objectivo identificar os grupos de alimentos em relação aos quais somos Intolerantes, permitindo assim eliminá-los da nossa alimentação e assim, por consequência, eliminar a origem de diversos problemas de saúde.
O Teste a Intolerâncias Alimentares não é uma novidade. A novidade é apenas o novo método usado. Já há vários anos que estava disponível no nosso país o Teste através da recolha e análise ao sangue. Agora, passamos a ter também disponível o Teste a Intolerâncias Alimentares através da tecnologia de Biofeedback / Bioressonância.
As principais diferenças são:
O Teste tem por base a frequência energética / vibracional de cada alimento, a qual varia de alimento para alimento. No software do equipamento estão já incorporadas as frequências de cerca de 500 alimentos. Assim, através de um processo não invasivo, o equipamento analisa o nível de compatibilidade do organismo com os cerca de 500 alimentos, identificando no final as tolerâncias e intolerâncias da pessoa relativamente aos mesmos.
Este sistema de Diagnóstico é reconhecido pela União Europeia tendo recebido 3 Certificados de Qualidade ISO.
No relatório final vêm identificados quais os grupos de alimentos cujo consumo se pode reforçar. Quais os alimentos cujo consumo é para manter ou consumir de forma moderada. Quais os alimentos cujo consumo é para diminuir e finalmente, quais os alimentos a eliminar da alimentação devido a existir Intolerância.
Ao não eliminarmos os alimentos aos quais somos Intolerantes, estaremos a criar as condições perfeitas para se acentuarem e agravarem os efeitos das diversas patologias.
Se eliminar da sua alimentação todos os alimentos que o Teste inicial identificou como sendo Intolerante, ao fim de 3 meses poderá existir uma evolução positiva em algumas das Intolerâncias antes verificadas, logo, esse será o período mínimo eficaz para uma possível repetição do Teste, caso assim o deseje.
Saiba mais, contacte-nos: Clique AQUI